Física 3

Para visualizar as simulações é necessária a plataforma java [download aqui] e  [aqui] (Faça os dois downloads!)

Balões e eletricidade estática (Aula 02)
 
Por que um balão é atraído por um casaco de lã? Esfregue um balão em um casaco em seguida, solte o balão e ele voa e gruda no casaco. Veja as cargas no casaco, balões, e na parede.
 

Tópicos principais

• Força eletrostática
• Lei de Coulomb
 
Objetivos do aprendizado
• Explicar o conceito de atração e repulsão eletrostática, cargas do mesmo sinal se repelem e de sinais opostos se atraem.

O Vídeo game eletrostático (Aula 02)
 
Tente fazer a partícula chegar até o final do trajeto, alterando a sua carga entre positiva e negativa veja como ocorre a interação com as outras cargas através da força eletrostática.
 

Tópicos principais

• Força eletrostática
• Lei de Coulomb
• Princípio da superposição
 
Objetivos do aprendizado
• Explicar o conceito de atração e repulsão eletrostática, cargas do mesmo sinal se repelem e de sinais opostos se atraem.
• Utilizar o princípio da superposição de forças para vencer o jogo.
 
Descrição
 
The Video Game eletrostático é uma simulação que consiste em uma carga que é livre para se movimentar e duas cargas que são fixos em locais específicos. Usando os princípios da Lei de Coulomb, e amortecimento proporcional à velocidade, o objetivo do jogo é para orientar a carga em movimento em torno do labirinto até a saída na parede inferior direita. Isto é realizado dinamicamente (em tempo real), alterando o valor da carga da partícula que se move em resposta às forças que agem sobre ela, devido ao campo eléctrico local. Ao pensar sobre as cargas envolvidas e campos resultantes, você deverá ser capaz de elaborar uma estratégia para orientar a partícula até a saída.
Use o botão Start para iniciar a simulação. Use o botão “Pause” para interromper a simulação. Use “Player Charge” , o controle deslizante no painel para mudar a carga da partícula em movimento. Conduza a partícula em movimento em torno do labirinto (saída no canto inferior direito), alterando a sua carga.

 Carregando um corpo por indução (Aula 02)
 
Veja como as partículas de sinais opostos aprisionadas ficam distribuídas e depois alterando o valor da carga central veja o que ocorre com as cargas adjacentes, você pode separá-las e carregar o corpo por indução.
 

Tópicos principais

• Carga induzida

Objetivos do aprendizado
• Explicar como se pode usar a indução para carregar um corpo.
 
Descrição
 
Esta simulação java ilustra como é possível carregar um condutor sem ter contato direto.
Nós carregamos por indução, em primeiro lugar trazendo o condutor à proximidade de um objeto carregado. Se a carga do objeto é grande o suficiente, as cargas dentro do condutor serão separadas. Em seguida, aterre o fio condutor (click “ground”), o que permite que cargas de mesmo sinal como a do objeto possam fluir. Finalmente, desligamos o aterramento do conductor (click “unground”), e descartamos o objeto. O condutor está agora carregado, e tem o sinal oposto do objeto original.

 Campo Elétrico dos Sonhos (Aula 03)

 
Adicione cargas ao Campo dos Sonhos e veja como elas reagem no campo elétrico. Mude o volume de vetores do campo para ter melhor percepção de sua direção e magnitude.
 

Tópicos principais

• Eletricidade
• Cargas elétricas
• Campo elétrico
Objetivos do aprendizado

• Explicar a relação entre os vetores do campo elétrico e o sinal e magnitude das cargas nele.
• Explicar a relação entre duas cargas.
• Explicar o que acontece quando se é adicionado vários campos elétricos externos.


Campo Elétrico Produzido por um Dipolo (Aula 03)
 
Com o mouse e as setas do teclado veja como é o campo elétrico produzido por um dipolo. Quais os vetores do campo de cada partícula e da resultante.
 

Tópicos principais

• Eletricidade
• Dipólo elétrico
• Campo elétrico

Objetivos do aprendizado
• Explicar como é o campo elétrico produzido por um dipolo.
• Compreender como é feita a soma de campos elétricos de cada pólo.
 
Descrição
 
Uma simulação interativa do campo elétrico de duas cargas iguais e opostas. A representação do campo elétrico como o de “sementes de grama” mostra o campo elétrico total. Podemos mover o ponto de observação (esfera negra) em torno do espaço para ver como o campo total em vários pontos surge a partir dos campos individuais de cada carga.


Anel carregado (Aula 04)
 
Com o mouse e as setas do teclado veja como é o campo elétrico produzido por um anel carregado positivamente. Quais os vetores do campo de cada seção do anel e da resultante.
 

Tópicos principais

•    Eletricidade
•    Distribuição contínua de cargas
•    Anel carregado

Objetivos do aprendizado
•    Explicar como é o campo elétrico produzido por um anel carregado.
•    Compreender como é feita a integração do campo elétrico por cada trecho de anel.
 

Fio Carregado (Aula 04)
 
Com o mouse e as setas do teclado veja como é o campo elétrico produzido por um fio carregado positivamente. Quais os vetores do campo de cada seção do fio e da resultante.
 

Tópicos principais

•    Eletricidade
•    Distribuição contínua de cargas
•    Fio carregado

Objetivos do aprendizado
•    Explicar como é o campo elétrico produzido por um fio carregado.
•    Compreender como é feita a integração do campo elétrico por cada trecho de fio.
 

Movimento de partícula carregada em campo eletromagnético (Aula 05)
 
Observe como uma partícula se comporta em um campo eletromagnético uniforme e constante, a sua trajetória em um espaço 3D.
 

Tópicos principais

•    Campo eletromagnético
•    Carga elétrica

Objetivos do aprendizado
•    Explicar como ocorre o aparecimento de uma força sob uma partícula por um campo eletromagnético.
 

Experiência de Millikan (Aula 05)
 
Aplicando uma diferença de potencial entre as superfícies de um barril é possível criar um campo elétrico, tente achar o valor do potencial que cria um campo elétrico forte o suficiente para que a gota não toque o fundo do barril!
 

Tópicos principais

•    Campo elétrico
•    Partícula carregada

Objetivos do aprendizado
•    Explicar como ocorre o aparecimento de uma força sob uma partícula por um campo elétrico uniforme.

Descrição
 

Esta é uma versão beta do experimento Millikan clássico. Não é, no entanto, tão complexa como a experiência real. O utilizador vê uma gota de cada vez e a suposição é que ele cai no vácuo. Ao ajustar a tensão entre as placas, o estudante tenta ter acesso a velocidade terminal de queda. A partir deste a carga da gota pode ser deduzida.

 

Torque em um dipolo elétrico (Aula 05)
 
Alterando a força do campo elétrico e a carga do dipolo é possível ter uma noção do seu comportamento de rotação causado por um torque.
 

Tópicos principais

•    Campo elétrico
•    Dipolo elétrico

Objetivos do aprendizado
•    Demonstrar o torque que ocorre em um dipolo causado por um campo elétrico.
 

Detector de fluxo elétrico (Aula 06-07)
 
Usando o detector é possível medir o fluxo que passa através dele quando existe alguma carga em seu interior. Tente encontrar as cargas de magnitude iguais mas sinais opostos.
 

Tópicos principais

•    Campo elétrico
•    Fluxo
•    Lei de Gauss

Objetivos do aprendizado
•    Explicar o fluxo elétrico que ocorre quando um campo atravessa determinada superfície.
 

Descrição
 

O gráfico de barras mostra o fluxo elétrico que passa através do detector de fluxo cilíndrico. Arraste a superfície e observar as leituras de fluxo. Nota: A superfície de Gauss não pode incluir uma porção de uma carga de linha, mas podem juntar duas cargas de linha.

 


Fluxo através superfícies fechadas (Aula 06-07)
 
Utilizando dois tipos de superfícies fechadas, em um ambiente tridimensional observe os vetores do campo elétrico sobre a superfície e tenha um melhor entendimento da lei de Gauss.
 

Tópicos principais

•    Campo elétrico
•    Fluxo
•    Lei de Gauss

Objetivos do aprendizado
•    Demonstrar os vetores do campo elétrico que atravessam uma superfície, demonstrando a quantidade de carga envolvida.

 

Descrição
 

Esta aplicação vai ajudar a compreender o fluxo do campo elétrico através de duas superfícies de Gauss imaginárias fechadas.



Cascas condutoras e a Lei de Gauss (Aula 06-07)
 
Insira uma carga pontual e até mais duas cascas condutoras carregadas nesse sistema, com isso observe como o campo elétrico se comporta em diferentes posições.
 

Tópicos principais

•    Campo elétrico
•    Fluxo
•    Lei de Gauss
•    Casca condutora

Objetivos do aprendizado
•    Demonstrar o campo elétrico resultante por diversas combinações de cascas esféricas.


Vários campos elétricos e suas superfícies equipotenciais (Aula 11)
 
Veja o campo elétrico em várias situações. Você pode selecionar vários campos a partir do menu de configuração no canto superior direito.A simulação mostra a superfície de potencial do campo, com as partículas e seguintes vetores de campo. Você pode clicar e arrastar com o mouse para girar a visualização. Além disso, algumas das seleções de campo têm parâmetros que podem ser ajustados.
 

Tópicos principais

•    Campo elétrico
•    Potencial elétrico
•    Superfícies equipotenciais

Objetivos do aprendizado
•    Demonstrar o formato da superfície de potencial elétrico de várias estruturas.


Duas cargas pontuais (Aula 11)
 
Esta simulação java ilustra o padrão de campo criado por duas cargas pontuais com sinais opostos de carga. Nesta simulação, a posição e carga de cada partícula pode ser modificada em tempo real, e a configuração do campo se atualizará em conformidade. Todas as três técnicas de visualização de campo podem ser aplicados para mostrar o campo eléctrico global da carga de duas configurações: campo de vetores, as linhas de campo, e “grass seeds”.
 

Tópicos principais
•    Campo elétrico
•    Superposição de efeitos

Objetivos do aprendizado

•    Explicar como é o campo elétrico criado por uma ou duas cargas pontuais .
•    Explicar como ocorre a superposição de efeitos, analisando como os campos se somam.

 


 Trabalho realizado em um campo elétrico (Aula 11)
 
Há um campo elétrico produzido por uma carga pontual e três pontos em diferentes posições, com a partícula teste observe o trabalho realizado para movê-la entre os pontos.
 

Tópicos principais

•    Campo elétrico
•    Potencial elétrico
•    Superfícies equipotenciais
•    Trabalho

Objetivos do aprendizado
•    Explicar o trabalho realizado para mover uma partícula por diversas superfícies equipotenciais .
•    Demonstrar quando um trabalho é positivo e negativo.


Potencial por cargas pontuais (Aula 12)
 
Adicione na superfície varias cargas pontuais negativas e positivas, com o menu no canto inferior direito é possível selecionar para ver o campo elétrico o potencial.E com o medidor do canto inferior direito é possível medir o potencial e desenhar as linhas equipotenciais.
 

Tópicos principais

•    Campo elétrico
•    Potencial elétrico
•    Superfícies equipotenciais
•    Cargas pontuais

Objetivos do aprendizado
•    Demonstrar o potencial produzido por varias cargas pontuais .


Potencial em uma esfera e casca condutora (Aula 13)
 
Nesta animação é possível analisar o campo elétrico e o potencial em várias posições com uma carga teste dentro e fora de uma casca condutora carregada e de uma esfera não condutora carregada, além disso é possível colocar ambas juntas.
 

Tópicos principais

•    Campo elétrico
•    Potencial elétrico
•    Casca condutora

Objetivos do aprendizado

•    Demonstrar o campo elétrico e potencial de uma casca condutora e esfera com densidade de carga.
•    Demonstrar o que ocorre com o potencial elétrico dentro de uma casca condutora.


Cargas em um capacitor (Aula 14)
 
Esta simulação ilustra a interação das partículas carregadas dentro das duas placas de um capacitor. Cada placa contém doze cargas que interagem através de forças de Coulomb e Pauli, onde uma placa contém uma carga positiva e outra contém cargas negativas. Devido à sua repulsão mútua, as partículas em cada placa são obrigadas a maximizar a distância entre um e outro, e assim espalhar-se uniformemente em torno da aresta exterior do seu compartimento. No entanto, as partículas em um prato são atraídas para as partículas no outro, de modo que tentam minimizar a distância entre si e os Correspondentes opostamente carregados. Assim, eles se distribuem ao longo da superfície da sua caixa delimitadora mais próxima da outra placa.
 

Tópicos principais

•    Campo elétrico
•    Potencial elétrico
•    Capacitor

Objetivos do aprendizado

•    Demonstrar como as cargas se arranjam dentro das placas de um capacitor e assim explicar como o campo em seu interior é constante.


Capacitor (Aula 15)
 
Explore como um capacitor funciona! Alterar o tamanho das placas e adicionar um dielétrico para ver como isso afeta capacitância. Alterar a tensão e ver taxas acumuladas nas placas. Mostra o campo elétrico no capacitor. Medir o campo de tensão e energia elétrica.
 

Tópicos principais

•    Capacitor
•    Capacitância
•    Circuitos

Objetivos do aprendizado

•    Determinar a relação entre a carga e tensão de um capacitor.
•    Determinar a energia armazenada num capacitor  ou em um conjunto de capacitores em um circuito.
•    Explorar o efeito dos materiais e espaço dielétrico inseridos entre os condutores do capacitor num circuito.
•    Determinar a capacitância equivalente de um conjunto capacitores em série e em paralelo num circuito.


Lei de Ohm (Aula 16)
 
Este applet mostra um circuito simples que contém um resistor. Além disso, existe um voltímetro (paralelo ao resistor) e um amperímetro (em série com a resistência).Você pode selecionar a tensão máxima e amperagem valores máximos tolerados pelos medidores, usando as caixas de escolher. Se você ver o aviso “Máximo ultrapassado!”, Você vai ter que escolher uma medida mais adequada. A resistência (R) e a tensão (U) podem ser alterados com quatro botões. Na parte inferior direita os valores de tensão (U) e de amperagem (I) são indicados.
 

Tópicos principais

•    Resistência
•    Corrente elétrica
•    Circuito

Objetivos do aprendizado

•    Demonstrar a lei de Ohm, a relação entre a tensão, corrente e resistência.


Kit de construção de circuito (Aula 17)
 
Um kit de eletrônicos em seu computador! Construir circuitos com resistores, lâmpadas, baterias e interruptores. Tome as medições com o amperímetro e voltímetro realista. Ver o circuito como um diagrama esquemático, ou mudar para uma visão realistas.Na sacola surpresa tente encontrar a resistência de vários itens!

 


Tópicos principais

•    Resistência
•    Corrente elétrica
•    Circuito
•    Voltímetro
•    Amperímetro

Objetivos do aprendizado

•    Discuta relações básicas de energia elétrica.
•    Construir circuitos a partir de desenhos esquemáticos.
•    Use um amperímetro e voltímetro para tomar leituras em circuitos.
•    Fornecer raciocínio para explicar as medidas e as relações nos circuitos.
•    Discuta relacionamentos de energia elétrica básicas em séries e circuitos paralelas.
•    Fornecer raciocínio para explicar os medições de em circuitos.
•    Determine o resistência de objetos comuns na sacola surpresa.


Circuito RC (Aula 17)
 
Entre com os dados de R, C e V e então veja como ocorre o carregamento e descarregamento de um capacitor, como as variáveis alteram o tempo para carregá-lo.

 


Tópicos principais

•    Resistência
•    Corrente elétrica
•    Circuito RC
•    Capacitor

Objetivos do aprendizado

•    Fornecer raciocínio para explicar como acontece o carregamento e descarregamento de um capacitor num circuito RC.


Movimento de partícula carregada em campo eletromagnético (Aula 20)
 
Observe como uma partícula se comporta em um campo eletromagnético uniforme e constante, a sua trajetória em um espaço 3D.
 

Tópicos principais

•    Campo eletromagnético
•    Carga elétrica

Objetivos do aprendizado
•    Explicar como ocorre o aparecimento de uma força sob uma partícula por um campo eletromagnético. 

 Movimento de partículas carregadas em campos elétricos e magnéticos (Aula 20)
 
Examine os efeitos de campos magnéticos sozinhos ou campos magnéticos e elétricos, em uma partícula carregada. O applet tem uma ferramenta de medição que permite ao usuário medir o raio da trajetória da partícula. O utilizador pode também selecionar o tipo de partícula, bem como variar a velocidade e campo de forças.

Tópicos principais

• Campo eletromagnético

• Carga elétrica

• Movimento de carga

Objetivos do aprendizado
• Explicar como ocorre o aparecimento de uma força sob uma partícula por um campo eletromagnético.
• Mostrar como se da o movimento causado por um campo elétrico e por um campo magnético. 

 Campo magnético de uma partícula em movimento (Aula 20)
 
Uma simulação do campo magnético gerado por uma carga em movimento. O ponto de observação (esfera preta) pode ser movida usando as setas do teclado para provar o campo em diferentes posições relativas a carga . A seta vermelha na carga e a seta vermelha  no ponto de observação indicam a direção do movimento da carga. A seta laranja no ponto de observação indica a direção da carga para o ponto de observação. A seta azul representa o campo magnético no ponto de observação.
 

Tópicos principais

• Campo magnético

• Carga em movimento

Objetivos do aprendizado
• Demonstrar a direção do campo magnético criado por uma carga em movimento. 

 Ímãs e eletroímãs (Aula 20)
 
Explore as interações entre uma bússola e ímã de barra. Descubra como você pode usar uma bateria e fios para fazer um ímã! Você pode torná-lo um ímã mais forte? Você pode fazer o campo magnético reverso?
 

Tópicos principais

• Campo magnético

• Ímãs

• Eletroímãs

Objetivos do aprendizado
• Prever a direção do campo do ímã para locais diferentes em torno de um ímã de barra e eletroímã
• Comparar e contrastar  ímãs de barra e eletroímãs
• Identificar as características de eletroímãs que são variáveis e os efeitos que cada variável tem na força e direção do campo magnético
• Relacionar força do campo magnético se distanciar quantitativa e qualitativamente. 

 Movimento de uma partícula em campo magnético e elétrico – 3D (Aula 20)
 
Veja como um campo magnético e elétrico influencia na trajetória de uma partícula num plano em três dimensões!
 

Tópicos principais

• Campo magnético

• Campo elétrico

• Movimento de partícula

Objetivos do aprendizado
• Prever a a mudança de  direção do movimento da partícula quando submetida a diversos campos elétricos e magnéticos.

 Torque num dipolo magnético (Aula 21)
 
Simule como um dipolo magnético rotaciona em um campo magnético constante , e como ocorre a interação de seus campos magnéticos.

Tópicos principais

• Campo magnético

• Dipolo magnético

Objetivos do aprendizado
• Analisar como ocorre o torque em um dipolo magnético imerso em um campo uniforme. 

 Motor de corrente contínua (Aula 21)
 
Veja como funciona um motor de corrente continua, através do principio da força magnética sobre um fio transportando corrente. 

Tópicos principais

• Campo magnético

• Força sobre um fio

Objetivos do aprendizado
• Analisar como funciona um motor de corrente contínua.
• Entender a direção de uma força magnética sobre um fio transportando corrente. 

 Balança de corrente (Aula 21)
 
Neste pequeno jogo de um lado da balança altere a massa e a posição do objeto, e na outra ponta altere a corrente através do solenoide e tente descobrir qual a força magnética atuante sobre o fio para manter o equilíbrio.

Tópicos principais

• Campo magnético

• Força sobre um fio

• Solenóide

Objetivos do aprendizado
• Entender o aparecimento e a direção de uma força magnética sobre um fio transportando corrente.

 Campo magnético criado por um fio (Aula 22)
 
Veja como apareça um campo magnético em volta de um fio transportando corrente, o seu sentido conforme a direção da corrente, e também veja o que ocorre quando temos dois fios paralelos.

Tópicos principais

• Campo magnético

• Força sobre um fio

• Lei de Biot-Savart

Objetivos do aprendizado
• Entender o aparecimento e a direção de uma força magnética sobre um fio transportando corrente.
• Ver a interação de forças magnéticas sobre fios paralelos.

 Campo magnético criado por um anel  (Aula 22)
 
Veja como apareça um campo magnético em volta de um fio em formato de anel  transportando corrente, o seu sentido conforme a direção da corrente.

Tópicos principais

• Campo magnético

• Campo magnético em um anél

• Lei de Biot-Savart

Objetivos do aprendizado
• Ver como é o campo magnético criado por um anel.

 Experimento TeachSpin (Aula 22)
 
Este applet é uma simulação do experimento TeachSpin, no qual um ímã está suspenso por uma mola entre as duas bobinas de condução de corrente (em configuração de Helmholtz). Como uma corrente é executada através das bobinas, o ímã, cuja orientação foi fixada de tal forma que seus pontos pólo norte para cima, sente-se uma força depende da direção em que a corrente está fluindo em cada bobina. As duas configurações básicas são aquela em que a corrente flui por uma bobina na direção oposta à da corrente na outra bobina , e no qual as correntes de fluxo em ambos os rolos na mesma direção. No primeiro caso, o ímã vai sentir uma força de repulsão de uma bobina e uma força atrativa da outra, fazendo com que ele seja deslocado verticalmente. No segundo caso, o ímã sente uma repulsão ou atração simultânea de ambas as bobinas, que se anulam mutuamente, deixando o ímã parado entre as bobinas.
No applet, você pode variar diversos parâmetros, incluindo a direção relativa das correntes e suas magnitudes. Além da variação da corrente manualmente, você pode ligar um gerador de sinal que irá produzir uma corrente sinusoidal que faz com que o ímã a oscilar (ou não) numa determinada freqüência e amplitude.

Tópicos principais

• Campo magnético

• Campo magnético em um anél

• Força magnética

Objetivos do aprendizado
• Ver como é o campo magnético criado por um anel.
• Analisar a interação de campos magnéticos de fontes diferentes.

 Lei de Ampère (Aula 23)
 
Crie curvas amperianas em torno de 4 fios entrando e saindo do plano, e automaticamente veja integral da lei de ampere sendo feita, é possível ver as linhas de campo magnético e os vetores que o representa.

Tópicos principais

• Campo magnético

• Lei de Ampère

Objetivos do aprendizado
• Demonstrar a aplicação da Lei de Ampère.

Campo magnético do solenoide (Aula 23)
 
Veja o campo magnético de um solenoide, altere a corrente que passa por ele e a separação entre os seus anéis.

Tópicos principais

• Campo magnético

• Força sobre um fio

• Lei de Biot-Savart

Objetivos do aprendizado
• Demonstrar o campo magnético de um solenoide e o que ocorre quando alteramos a corrente e a sua separação dos anéis.

Levitação de uma bobina (Aula 23)
 
Este applet ilustra as forças sobre uma bobina transportando  corrente sobre o eixo de um ímã permanente. Para a corrente que flui numa direção através da bobina a força sobre a outra bobina será para cima, e, se a corrente é suficientemente forte a bobina vai ficar suspensa, flutuando sobre os campos magnéticos das bobinas mais o ímã. Esta é a maneira como uma forma de obras MagLev. Para o outro sentido da corrente da bobina é atraído para o ímã.

Tópicos principais

• Campo magnético

• Força magnética

• Solenoide

Objetivos do aprendizado
• Demonstrar como é possível a flutuação magnética através de dois campos magnéticos.

Lei de Faraday (Aula 24 e 25)
 
Este applet ilustra a interação eleromagnética entre um anel não magnético condutor e um imã, ambos sobre um eixo horizontal. A partir do menu “Ações”, você pode escolher entre “Modo Manual” e “Modo Gerador”. Em “Modo Manual”, como você move o ímã ou o anel (clicando e arrastando), o fluxo magnético variável através do anel dá origem a uma corrente que está em uma direção, que se opõem à mudança de fluxo, como descrito pela lei de Lenz. Pode-se variar a resistência do anel e a força do momento dipolo magnético para ver como estes parâmetros afetam o campo resultante, fluxo e corrente. Se a resistência for zero, a alteração no fluxo induzido no anel vai exatamente contrariar a mudança de fluxo externo devido ao ímã, mantendo, assim, o fluxo total constante. O aumento da resistência impede o fluxo de corrente induzida, resultando num atraso na resposta do anel para a alteração no fluxo externo, e a correspondente alteração no fluxo total. Isto pode ser visto no gráfico de fluxo à medida que manipula os objetos.
O “Modo Gerador” simula uma simples AC (corrente alternada) do gerador. A física permanece inalterada, mas o imã oscila sinusoidalmente, dando origem a uma corrente quase senoidal no anel.

Tópicos principais

• Campo magnético

• Lei de Faraday

• Gerador

Objetivos do aprendizado
• Demonstrar o principio da lei de faraday.
• Demonstrar a teoria do funcionamento de um gerador.

Gerador (Aula 24 e 25)
 
Gerar eletricidade com um ímã de barra! Descubra a física por trás dos fenômenos, explorando ímãs e como você pode usá-los para acender uma lâmpada.
 

Tópicos principais

• Gerador

• Lei de Faraday

• Campo Magnético

• Indução

Objetivos do aprendizado
• Identificar os equipamentos e condições que produzem indução
• Comparar e contrastar como tanto uma lâmpada e um voltímetro podem ser usados para mostrar características da corrente induzida
• Prever como a corrente vai mudar quando as condições são variadas.
• Explicar as aplicações práticas da Lei de Faraday
• Explicar o que é a causa da indução

Kit de construção de circuito avançado (Aula 29, 30, 31, 32 e 33)
 
Este applet acrescenta capacitores, indutores e fontes de tensão alternada para sua caixa de ferramentas! Agora você pode representar graficamente a corrente e a tensão em função do tempo.

Tópicos principais

• Circuitos

• Lâmpadas

• Baterias

• Interruptores

• Amperímetro

• Voltímetro

• Capacitor

• Indutor

• Voltagem AC

Objetivos do aprendizado
• Demonstrar o funcionamento de um circuito RLC, com fontes de tensão contínua e alternada.
• Possibilitar a criação de diversos circuitos com varias possibilidades de conectar os componentes, em paralelo ou série.
• Entender e criar circuitos RL.


As simulações oferecidas nesta página não são de autoria própria. Os direitos de copyright são devidamente respeitados. Clique aqui para visitar o website do grupo de criadores destas simulações.

Para visualizar as simulações é necessária a plataforma java [download aqui] e  [aqui] (Faça os dois downloads!).