2016-01-MPF310048
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL – MPF310048 (Mestrado)
Plano de Ensino
Código | Nome | Nº. de Créditos | C. H. Global | Período | ||
Teóricos |
Práticos |
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MPF310048 | ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL |
04 |
60 |
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Cursos | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física | |||||
Pré-requisitos |
Ano/Semestre: | 2016/1 | Turma: | |||
Professor(es): | Marcio Rodrigo Loos e Fábio Rafael Segundo | ||||
E-mail: | marcio.loos@ufsc.br e fabio.segundo@ufsc.br | ||||
Horário/local: | Sexta-feira (18/03 até 10/06) | 13:30h – 17:30h | Sala B104 | ||
Sábado (17/06 até 15/07) | 8:20h – 11:50h | Sala B104 |
Ementa
O papel das atividades experimentais e do laboratório de ciências no processo de ensino e aprendizagem: aspectos conceituais e metodológicos. Os objetivos da atividade experimental e a sua implementação em espaços formais e não formais de aprendizagem. As diversas formas de atividades experimentais. A diferenciação entre atividades de laboratório reais e virtuais e o papel da modelagem. Coleta e análise de dados utilizando múltiplos recursos. |
Objetivos
Objetivo Geral Reconhecer o papel das atividades experimentais (AE) e do laboratório de ciências no processo de ensino e aprendizagemObjetivos Específicos
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Metodologia de Ensino (Procedimento didático e filosofia)
O conteúdo da aula será na sua grande parte apresentado através de aulas expositivas utilizando recursos audiovisuais. Segmentos teóricos e questões serão exibidos ao aluno através de apresentações Power point executadas usando um computador e projetor. |
Avaliação (Instrumentos e critérios)*
A avaliação será baseada nas notas de 4 trabalhos (T1-T4) e um artigo (A1). A média semestral (MS) será a média aritmética das notas obtidas:MS= [(T1+T2+T3+T4)/4]x0,5 +A1x0,5 *Sujeito a alterações. |
Cronograma de Aulas
Aula | Data | Dia | Conteúdo |
01 | 18/03 | sex | Apresentação do Professor. Apresentação dos Alunos. Apresentação do plano de Ensino e do curso. Motivação para a realização de atividades experimentais (AE). Tipos de AE. Principais Concepções de Laboratórios didáticos. Tipos de AE práticas. Propostas inovadoras para realização de AE. |
02 | 01/04 | sex | Atividades experimentais baseadas em materiais do cotidiano (atividades com materiais caseiros). |
03 | 08/04 | sex | Atividades experimentais baseadas em kits comerciais. |
04 | 15/04 | sex | Apresentação de atividades experimentais utilizadas em eventos de divulgação científica e em cursos de física geral. |
05 | 29/04 | sex | Discussão de artigos |
06 | 06/05 | sex | Atividades experimentais com roteiro para o Ensino Fundamental – I |
07 | 13/05 | sex | Atividades experimentais com roteiro para o Ensino Fundamental – II |
08 | 20/05 | sex | Atividades experimentais com roteiro e coleta de dados para o Ensino Médio – I |
09 | 03/06 | sex | Atividades experimentais com roteiro e coleta de dados para o Ensino Médio – II |
10 | 10/06 | sex | Alternativas para as atividades práticas com foco no Ensino Fundamental: Uso do computador; Demonstração de filmes/vídeos; Estudos de caso; Testes escritos; Pôsteres; Trabalhos de vários tipos em bibliotecas. |
11 | 18/06 | sáb | Atividades virtuais. Utilização de animações e simulações em experimentos. |
12 | 25/06 | sáb | Apresentação de alternativas para as atividades práticas com foco no Ensino Fundamental. |
13 | 02/07 | sáb | Planejamento de atividades virtuais. |
14 | 09/07 | sáb | Apresentação de roteiro de experimento virtual com foco no ensino fundamental. |
15 | 16/07 | sáb | Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais. |
Bibliografia Básica
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Bibliografia complementar
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Modelos de Roteiros para Atividades Experimentais: |
Modelo de Roteiro sem coleta de dados – Convecção |
Modelo de Roteiro com coleta de dados – MRUV |
Lista de artigos para discussão em aula.