Projetos

Para uma lista atual de projetos visite: 

http://www.labcti.ufsc.br/pesquisa/

http://www.labcti.ufsc.br/extensao/


2013 – 2014: Monitoria de Física Geral III 

Descrição: As disciplinas de Física básica formam o alicerce do profissional de Ciências Exatas e Engenharias, mas muitos são os problemas encontrados. Esses vão desde o desinteresse dos alunos até um alto grau de dificuldade para a aprendizagem dos conteúdos. Além disso, todas as disciplinas envolvidas nesta monitoria envolvem o conteúdo de eletromagnetismo básico teórico, que exige elevado nível de abstração e cálculos. O monitor tem um papel decisivo àqueles que apresentam dificuldades na compreensão do conteúdo. Possibilitando um atendimento individual em diversos horários o monitor tornar-se um mediador indispensável aos acadêmicos para que possam acompanhar o ritmo da disciplina, resolver exercícios e assim motivar o aprendizado.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .


2012 – 2014: Ensino de Física Geral III Usando Simulações dos Fenômenos Físicos

Descrição: Neste projeto de ensino propomos o uso de recursos multimídia tais como simulações java e diagramas 3D em sala de aula para o auxílio no ensino de Física Geral, em adição às aulas expositivas . Os programas de simulação dos fenômenos físicos serão baixados da internet em sites de livre acesso, cujas referências estão apresentadas em um apêndice no escopo deste projeto. Para cada tópico do conteúdo da disciplina, será apresentado uma simulação do fenômeno. Além disso, a criação de um website do professor contendo simulações, vídeos, experimentos virtuais, notas de aula e resolução de exercícios oferecerá grande suporte no aprendizado dos alunos. Espera-se motivar os estudantes ao aprendizado do conteúdo (abstrato) de física 3 (eletricidade e magnetismo), instigando a curiosodade e visualização fenomenológica através de simulações computacionais de fenômenos físicos. Uma medida dos resultados obtidos neste projeto será feita através de uma análise da porcentagem de aprovação, assiduidade e permanência no curso dos alunos expostos a esta nova proposta de ensino em comparação com alunos de semestres anteriores. Desta forma, esperamos contribuir para aumentar a porcentagem de aprovação, assiduidade e permanência de alunos no curso..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Marcio Rodrigo Loos – Coordenador / Luis César Fontana – Integrante.